° Seguindo a linha da Rolling Stone gringa, a versão tupiniquim convidou diversos profissionais a eleger os 100 maiores artistas da música brasileira. O júri foi composto em sua maioria por jornalistas de revistas, jornais e televisão.
É bem comum nos Estados Unidos e na Inglaterra rolar esse tipo de listinha elaborado por influentes veículos de entretenimento como a revista Billboard e o canal de TV VH1.
Com certeza essas listas sempre geram polêmica, discórdia e curiosidade dos leitores. É de se esperar tal reação, pois nem todos curtem o mesmo gênero de filmes, nem o mesmo estilo musical...
Mas o júri, do meu ponto de vista, foi bastante generoso e eclético. Tem pra todos os gostos: da Bossa Nova ao Rock, do Romântico (ou Brega se preferir) ao Funk.
As duas primeiras posições foram para a Bossa Nova, com Tom Jobim e João Gilberto (1° e 2° respectivamente). Depois vem Chico Buarque em 3° e Caetano em 4°. As artistas mais bem colocadas são Elis Regina na 14ª posição seguida imediatamente pela Rita Lee, na 15ª. Tem ainda Raul Seixas (19° lugar), Maria Bethânia (22º), Renato Russo (25º), Cazuza (34º), Marisa Monte (43º), Djavan (80º) e, encerrando a lista, DJ Marlboro (acredite, é ele mesmo!).
Veja o Top 10 abaixo.
1º Tom Jobim
2º João Gilberto
3º Chico Buarque
4º Caetano Veloso
5º Jorge Ben Jor
6º Roberto Carlos
7º Noel Rosa
8º Cartola
9º Tim Maia
10º Gilberto Gil
Nenhum comentário:
Postar um comentário