quarta-feira, 2 de setembro de 2015
Meus Álbuns Preferidos da Madonna
Gosto de todos os álbuns da Madonna, mas é claro que tenho minhas preferências. Suas canções marcaram toda uma geração na década de 1980, contudo, alguns dos álbuns mais recentes são mais coesos e apresentam uma sonoridade moderna que não deixa nada a desejar aos artistas contemporâneos:
13. Erotica (1992)
Por ser muito sensual pra época, Erotica não obteve o sucesso dos álbuns anteriores, todavia, foi um ponto alto na carreira da Madonna.
Destaques: Erotica, Deeper and Deeper, Fever e Rain (incluindo o lindo clipe desta canção).
12. Bedtime Stories (1994)
Inaugurou uma fase mais romântica da Madonna. Também não vendeu tanto quanto os álbuns lançados na década anterior, mas o single Take A Bow é o maior sucesso da artista nas paradas americanas.
Destaques: Secret, Human Nature e o vídeo de Bedtime Story, que faz uma homenagem a importantes obras surrealistas.
11. Hard Candy (2008)
Depois do sucesso de "Confessions", Madonna recrutou os maiores produtores da época - Timbaland, Timberlake e Pharrell - para permanecer nas paradas de sucesso. O álbum foi lançado numa fase de crise nas vendas de mídias físicas (álbuns, singles, DVDs etc.). Mesmo assim já vendeu cerca de 4 milhões de cópias.
Destaques: Miles Away, Give It 2 Me e Beat Goes On.
10. MDNA (2012)
Madonna fez uma apresentação épica no intervalo do Superbowl como divulgação do álbum. A canção Gimme All Your Luvin' foi seu último Top 10 no Hot 100 Billboard.
Destaques: Turn Up The Radio, Superstar e Gang Bang.
9. Like A Virgin (1984)
O sucesso avassalador da canção título levou Madonna a um novo patamar, tornando-a uma das maiores artistas da história. Apresentações provocantes marcaram essa fase de sua carreira e projetaram Madonna como porta-voz dos direitos iguais para as mulheres. Fora dos EUA, o álbum trouxe como bônus Into The Groove.
Destaques: Into The Groove, Like A Virgin, Material Girl e Dress You Up.
8. Rebel Heart (2015)
Sempre por dentro das tendências, Madonna nos presenteou com um álbum cheio de batidas empolgantes. Vai do R&B à música eletrônica atual e mais algumas lindas baladas.
Destaques: Ghosttown, Living For Love, Devil Pray, Bitch, I'm Madonna e Illuminati.
7. True Blue (1986)
O álbum de músicas inéditas da Madonna que mais vendeu cópias. Recheado de sucessos como Papa Don't Preach, La Isla Bonita e Open Your Heart.
Destaques: Além das já citadas acima, temos a balada Live To Tell e a faixa homônima ao disco, que nos remete às divas da Motown dos anos 1960.
6. American Life (2003)
A polêmica acerca do álbum, que faz duras críticas à guerra promovida por Bush, atrapalhou as vendas nos EUA dessa obra essencial na discoteca da Madonna. O álbum tem sonoridade variada, mas sem perder a harmonia entre as canções. Die Another Day, tema de 007, foi incluída no álbum e se tornou o single de maior sucesso do mesmo.
Destaques: American Life, Hollywood, Love Profusion, Nobody Knows Me e Nothing Fails.
5. Madonna (1983)
Confirmando a minha teoria de que álbuns com poucas canções são mais interessantes, Madonna traz apenas 8 músicas. Empolgante do começo ao fim, com letras despretensiosas e melodias ao melhor estilo da disco music.
Destaques: Holiday, Borderline, Lucky Star, Everybody e Burning Up.
4. Confessions On A Dancefloor (2005)
Trouxe canções que revisitam a disco music. Isso fica claro no hit Hung Up, que contem um sample de Gimme Gimme Gimme, do ABBA. O collant rosa em Hung Up e lilás em Sorry criou mais uma imagem icônica de Madonna.
Destaques: Além das 2 citadas acima, Jump e Get Together foram lançadas como single. Mas também o estilo non-stop do álbum torna-o maravilhoso.
3. Like A Prayer (1989)
O último disco de Madonna da década de 1980 já mostrava que ela viria diferente nos anos seguintes. Uma sonoridade mais adulta fez desse álbum um divisor de águas em sua carreira. Temas polêmicos como fé, família e relacionamentos afetivos em geral marcaram Like A Prayer. Muitos críticos elegem esse álbum como o melhor da artista.
Destaques: A faixa-título, Cherish, Express Yourself, Oh Father, Keep It Together e a belíssima balada Spanish Eyes. Sem falar nos clipes, que são lindos.
2. Music (2000)
Se analisar cada canção separadamente, elas não são as minhas preferidas da Madonna, mas o álbum é tão harmonioso que não canso de ouvi-lo. Sons de guitarra, violão e outros instrumentos que nos remetem à musica oriental são hipnotizantes. E ao mesmo tempo country e eletrônico. Tão moderno que muitos torcem o nariz para esse magnífico álbum. Os clipes das canções também são ótimos. Music foi a última música da Madonna a chegar ao 1º lugar do Hot 100 Billboard.
Destaques: É difícil porque gosto de todas as músicas, mas se preciso for, escolho American Pie, What It Feels Like For A Girl e o vídeo de Don't Tell Me.
1. Ray Of Light (1998)
Não entendia o porquê de tanto burburinho acerca desse disco na época do seu lançamento. Acho que eu era muito imaturo para entender o conceito das canções e vídeos contidos em Ray Of Light. Um álbum introspectivo e vanguardista, que deixava pra traz o pop adocicado da Eurodance predominante nos ano 90 e inaugurava uma fase eletrônica nas rádios. Não sei se fui influenciado pela crítica especializada, mas o que importa é que sempre que ouço esse álbum, acho ele melhor e mais moderno.
Destaques: Ray Of Light e Frozen, incluindo os seus respectivos clipes. Drowned World, Nothing Really Matters, The Power Of Goodbye, Sky Fits Heaven e a singela Little Star.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário