quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Especial Madonna



°°° Faltando 2 dias para o 1º show da Sticky & Sweet Tour no Brasil, podemos perceber todo o burburinho causado pelos milhares de fãs da rainha. Afinal, são 15 anos de espera.
Com a aproximação da chegada da turnê em terras tupiniquins se torna mais comum o nome de Madonna na mídia nacional. Revistas renomadas, jornais impressos de grande circulação, emissoras de rádio e vários programas televisivos estão preparando um especial sobre o assunto. Todos querem "tirar uma casquinha" desse ícone pop!
Para exemplificar: Madonna já estampou a capa da edição de novembro da Rolling Stone Brasil, da Época São Paulo (dezembro), da Revista TAM (dezembro) e da Vogue (dezembro).

O Barulhinho Pop - talvez batizado assim por influência dela - elaborou o seu "Especial Madonna".


° Tudo começou em...

16 de agosto de 1958, quando Madonna Louise Veronica Ciccone nasceu em Bay City, Michigan. A garota rebelde cresceu no subúrbio de Detroit e depois mudou-se para Nova York com o sonho de se tornar famosa. Alguém tem dúvida se ela conseguiu?!

O primeiro grande sucesso da moça foi "Everybody", de 1982. A música ganhou os clubes novaiorquinos e impulsionou o lançamento do 1º disco, intitulado Madonna. O disco vendeu 5 milhões nos EUA e, além de "Everybody", lançou hits como "Holiday", "Borderline" e "Lucky Star".

Mas foi com o seu segundo disco, Like A Virgin (1984), que Madonna chegou ao topo do mundo não deixando jamais de ser o centro das atenções. Para se ter uma idéia do sucesso desse álbum, são mais de 20 milhões de cópias vendidas mundo afora e seis das nove músicas se tornaram singles. Entre elas "Like A Virgin", "Dress You Up", "Love Don't Live Here Anymore" e, aquela que lhe rendeu o codinome lembrado até hoje, "Material Girl". Em alguns países saiu uma versão do álbum incluindo "Into The Groove", originalmente da trilha sonora do filme Procura-se Susan Desesperadamente.

True Blue, de 1986, repetiu o sucesso dos discos anteriores embalado pelos hits "Papa Don't Preach", "La Isla Bonita", "Live To Tell" e "Open Your Heart". Depois vieram a trilha sonora de Who's That Girl (1987) e a coletânea dançante You Can Dance (1987).

Madonna certamente já havia fincado seu nome entre os maiores artistas da década quando lançou Like A Prayer, em 1989. Todavia o álbum só veio acrescentar prestígio ao trabalho da cantora. Elogiado pela crítica e por outros artistas, o disco também chamou a atenção pelo polêmico clipe da faixa homônima, no qual Madonna beijava um santo negro. Além desta faixa temos os sucessos "Cherish", "Express Yourself", "Oh Father" e "Spanish Eyes".



Na década de 1990, Madonna continuou sua trajetória de sucesso: primeiro ao interpretar a trilha sonora do filme Dick Tracy (1990); ainda em 1990 lançou a coletânea The Immaculate Collection, seu maior sucesso comercial com mais de 25 milhões de cópias vendidas; dois anos depois veio o também polêmico Erotica, dos hits "Deeper And Deeper", "Rain" e "Erotica"; em 1994 chegou às lojas Bedtime Stories. O CD foi produzido por Babyface (produtor de trabalhos importantes de Toni Braxton e TLC). As músicas "Take A Bow", "Secret", "Human Nature" e "Bedtime Stories" são os destaques; na sequência temos mais uma coletânea, agora só de baladas, Something To Remember (1995); no final de 1996 e começo do ano seguinte as rádios tocavam a açucarada "Don't Cry For Me Argentina", do filme Evita. Madonna interpretou Eva Perón no cinema e toda a trilha sonora do filme.

Para fechar com chave de ouro a década, a rainha pop fez um álbum magistral. Cheio de batidas eletrônicas, muitas delas quase hipnóticas, Ray Of Light foi aclamado pela crítica e ganhou dezenas de prêmios. Foram 5 no VMA para o clipe da canção "Ray Of Light" e, em 1999, 3 Grammys (melhor álbum pop, melhor clipe e música dance - "Ray Of Light"). Os outros grandes sucessos do disco foram as faixas "Frozen", "The Power Of Goodbye" e "Nothing Really Matters".



A "Material Girl" (olha eu usando o codinome aqui!) debutou no novo milênio com mais um álbum temático. Vestida de cowgirl na capa de Music ela nos surpreendeu mais uma vez. As canções têm uma pegada mais acústica. Os hits "Music", "Don't Tell Me", "What It Feels Like For A Girl" e "American Pie" se revezaram nos principais charts pelo mundo. No ano seguinte, a gravadora Warner lançou GHV2, que reuniu alguns dos maiores sucessos da cantora na década de 1990 e do álbum Music. American Life foi às lojas em 2003. Deste trabalho recomendo as músicas "Hollywood", "Nobody Knows Me" e a que nomeou o álbum. No mesmo Ano saiu o disco Remixed & Revisited.

Em 2005 foi a vez do bem sucedido Confessions On A Dance Floor, que depois ganhou uma versão ao vivo (2007) devido ao sucesso da turnê. O documentário I'm Going To Tell You A Secret, no qual Madonna mostra um pouco da intimidade com sua trupe e até com a família, rendeu um disco ao vivo (2006). O CD deste ano, Hard Candy, gerou grande expectativa pois a diva recrutou os mestres da indústria fonográfica atual - Justin Timberlake, Timbaland e Pharrell Williams - para produzir o disco. Outro grande sucesso!




° A longevidade da carreira de Madonna explica-se, em parte, pela sua capacidade de se reinventar e adaptar sua música às novas vertentes do pop, produzindo, dessa forma, um som moderno e bastante autêntico. Os críticos atribuem essa versatilidade ao fato da cantora sempre fazer parcerias com os maiores profissionais da área.



Aos 50 anos de idade e 25 de carreira, essa artista ímpar acumula milhares de discos vendidos, dezenas de hits, "meio mundo" de fãs, uma pomposa fortuna, muito prestígio e uma inquestionável posição entre os maiores nomes da música mundial.

... Só nos resta agora contar os minutos para começar o show.




2 comentários:

Mulher de Fases disse...

Demorou mas saiu...Ficou ótimo, como tudo que vc escreve!
Só gostaria de saber uma coisa...como colocar letras coloridas...me ensina??
Bjs

Mulher de Fases disse...

Estou feliz por ter dado uma contribuição ao tema, sendo a fotógrafa do seu momento de êxtase...só faltou o bordão "EU VOU" na leganda da foto..beijão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...